Os impactos da pandemia no meio ambiente.

Os impactos da pandemia no meio ambiente.

Um resumo dos pontos positivos, dicas e atitudes que devemos melhorar.

 

Neste mês resolvemos postar diversos conteúdos sobre os impactos da pandemia no meio ambiente. A proposta deste artigo é fazer um resumo de tudo que foi falado; pontos positivos vindos do atual cenário, dicas e atitudes que devemos melhorar.

 

 

 

Visão Geral dos impactos:

 

 

  1. Redução nas emissões de poluentes.

 

Com o número reduzido, tanto de pessoas como de automóveis nas ruas de várias cidades, a diminuição de poluentes na atmosfera foi expressiva, durante este período de quarentena, a Cetesb observou, nas 13 estações que medem esse poluente na região metropolitana, que a queda dos níveis de CO foi mais acentuada nas estações próximas às grandes vias de tráfego.

 

Fonte: Agência Brasil

 

  1. DICA FRAGON: Apesar de serem medidas temporárias, são ações que devem ser consideradas como alternativas que ajudam na preservação do meio ambiente.

 

 

  1. Redução no consumo de energia.

 

Foi também constatado uma queda no consumo de energia elétrica que, como consequência, diminuiu a necessidade de geração hidrelétrica. Fato que contribuiu para recuperação dos níveis de armazenamento dos reservatórios, passando de 37,5% para 48,7% em apenas um mês.

 

DICA FRAGON: Na Fragon, isso faz parte da nossa cultura. Por aqui estimulamos todos ao uso consciente de energia e entendemos que ações simples podem contribuir, como por exemplo: apagar as luzes ao sair dos cômodos, só manter acesas lâmpadas necessárias, sempre que possível abrir as janelas para aproveitar a luz natural e se certificar que os computadores, climatizadores e outros eletrônicos sejam desligados após o uso.

 

 

  1. Aumento de resíduos sólidos domiciliares e hospitalar.

 

Com o aumento do tempo das pessoas em casa, os resíduos sólidos domiciliares tiveram seus índices elevados, assim como os resíduos hospitalares, devido ao maior número de pessoas que necessitam de atendimento médico.

 

 

DICA FRAGON: O lixo não precisa ser o vilão da história.

 

O descarte correto dos resíduos sólidos é fundamental para nossa saúde e preservação do meio ambiente e, para tanto, seguir à risca a separação correta dos resíduos sólidos e para isso contamos com a colaboração de todos.

 

  1. Separe os resíduos por categoria: lixo orgânico – restos de alimentos (carne, vegetais, frutas, ossos, etc.), papel usado (higiênico, absorvente, etc.) e materiais recicláveis: vidro, plástico, metal e papel) em sacos apropriados;

 

  1. Encaminhe para centros de reciclagem ou para a cooperativa mais próxima.

 

 

Respeitar o meio ambiente, é respeitar a saúde e a vida.