ESG: entenda a importância da governança ambiental, social e corporativa

ESG: entenda a importância da governança ambiental, social e corporativa

ESG (Environmental, Social, and Corporate Governance) é um conceito fundamental na busca por uma abordagem mais sustentável em todos os aspectos. O ESG se baseia nos pilares da governança ambiental, social e corporativa, sendo uma espécie de ferramenta para as empresas terem parâmetros de avaliação das suas cadeias de valor.

O ESG surgiu como uma forma de lidar com os desafios contemporâneos. É uma das bases do desenvolvimento sustentável no século XXI. Por isso, empresas de diferentes setores podem adotar boas práticas relacionadas ao ESG.

 

As três dimensões do ESG: ambiental, social e governança corporativa

O ESG é formado por três pilares, cada um deles com subdivisões que facilitam a identificação e a mensuração de iniciativas sustentáveis.

1 Ambiental: mudanças climáticas, emissão de gases do efeito estufa, preservação ambiental, eficiência energética, gestão da água e biodiversidade.

2 Social: segurança e saúde dos colaboradores, condições de trabalho, diversidade, igualdade, inclusão, engajamento e satisfação dos clientes.

3 Governança corporativa: medidas anticorrupção, diversidade na mesa diretora, cibersegurança, políticas de privacidade e estrutura de gestão.

Em 2015, a Organização das Nações Unidas (ONU) passou a adotar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que ajudam a mensurar e avaliar as iniciativas empresariais voltadas justamente ao ESG.

No total, existem 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que estão diretamente relacionados ao ESG: erradicação da pobreza; fome zero e agricultura sustentável; saúde e bem-estar; educação de qualidade; igualdade de gênero; água limpa e saneamento; energia limpa e acessível; trabalho decente e crescimento econômico; inovação em infraestrutura; redução das desigualdades; cidades e comunidades sustentáveis; consumo e produção sustentáveis; ação contra a mudança global do clima; vida na água; vida terrestre; paz, justiça e instituições eficazes; e parcerias e meios de implementação.

 

ESG deve estar no radar de todos os mercados

Companhias que são atentas ao ESG e demonstram responsabilidade ambiental e social têm mais condições de desenvolver parcerias estratégicas e evoluir no mercado, além de agir na direção da modernidade e do cuidado com o planeta.

Independentemente do porte da empresa e do seu segmento de atuação, é possível buscar maneiras de tornar a gestão mais sustentável. Isso faz bem para o planeta e para as pessoas envolvidas na cadeia de valor da empresa.

A Fragon tem grande preocupação com os impactos gerados pela nossa cadeia de valor, por isso buscamos colocar em prática iniciativas voltadas à sustentabilidade.

 

Na Fragon, ESG é prioridade na nossa cadeia de valor

Na Fragon, temos dado atenção especial ao ESG em cada etapa da nossa cadeia de valor. Sabemos da nossa responsabilidade ambiental e social em relação ao mercado de borracha, por isso, buscamos sempre evoluir com iniciativas sustentáveis.

Nossa trajetória é pautada pela responsabilidade e dedicação em adotar iniciativas modernas. A incorporação dos desafios do ESG tem sido um movimento contínuo em nossa empresa.

Temos mais de 30 anos de tradição na indústria de borracha, com excelência na distribuição de produtos fundamentais para a cadeia de valor desse importante setor.

Invista na melhor qualidade. Fale com um dos nossos especialistas para ajudar você a fazer as melhores escolhas entre os mais de 300 produtos disponíveis em nosso portfólio.